ALA / Brasil
Nos idos dos anos 20 do século passado, um grupo seleto de intelectuais e artistas do Uruguay e Argentina resolveu forjar uma aliança que prestigiasse o intercâmbio cultural entre seus países. Era o início de uma instituição cuja ideia matriz determinaria a consolidação de uma das mais veneradas entidades culturais do Cone Sul, a Academia Latino-Americana de Arte - ALA.
Em pouco tempo suas raízes se estenderam ao Chile, Paraguai e Peru e esta parceria cultural, com a troca de informações artísticas e intelectuais, se intensifica em intercâmbio constante. Recentemente, ampliando-se a ideia do fortalecimento das culturas hispânicas, intelectuais e artistas uruguaios, como Rafael Mora e Carlos Páez Vilaró, que era o presidente da ALA, procuraram expandir este intercâmbio ao Brasil e demais países latino-americanos.
Entrosados no universo artístico brasileiro, suas atenções recaem a nomes consagrados neste segmento cultural e Fabio Porchat é convidado a presidir a ALA/Brasil.
Com intenso "curriculum" na área cultural, com sólida reputação nacional em empreendimentos culturais, o curador de arte Fabio Porchat toma as rédeas da Academia no Brasil. O desafio é hercúleo, porém, baseado no tirocínio de longos anos de dedicação à cultura e às artes brasileiras, a atuação desta Diretoria da ALA / Brasil se supera. E, em poucos anos, se consolida como uma das expansivas e profícuas entidades culturais pátrias, colaborando como carro-chefe ao estreitamento cultural dos países latino-americanos, congregando artistas e intelectuais, através dos eventos internacionais do mais alto nível técnico e artístico.
A contribuição da ALA / Brasil à consolidação do objetivo precípuo da Academia em nosso país, que é o de entrelaçar as culturas distintas deste Brasil continental, de Norte a Sul, Leste a Oeste, se tornar exemplo maior de dedicação frutífera a esta diretriz. E os eventos nacionais que eclodem no congraçamento de artistas e intelectuais brasileiros na apresentação de obras de artistas plásticos de todos os rincões de nossa pátria, solidificam o respeito do público e das autoridades constituídas à ALA / Brasil.